quarta-feira, 12 de novembro de 2014

As redes sociais e EaD

    Não é de hoje que as redes sociais são usadas no ensino, embora antigamente eu devo dizer que não se seguia uma metodologia tão correta de aprendizado com elas... E sim, eu posso dizer antigamente, afinal de contas, o Orkut (embora tenha sido oficialmente fechado esse ano) e outras redes sociais já estão ai há mais de 10 anos.
    Quando eu comecei a usar o Orkut em 2004, nem sabia o que significava o termo rede social. E o que significa o termo rede social? Bom, vejamos a definição que a Wikipédia [1] nos dá:
"Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns".
    Ou seja, quando várias pessoas se relacionam usando uma ferramenta virtual específica para compartilhar objetivos em comum, temos ai uma rede social. E é justamente esse o objetivo de uma rede social: compartilhar informações, fotos, vídeos, imagens, links, etc... e principalmente, fazer as pessoas se relacionarem. Hoje existem diversas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus, etc. A maioria delas são redes de relacionamento pessoal, como as citadas acima; outras podem ser de relacionamento profissional, como o Linkedin; e é claro que existem aquelas com o tema educacional.
    Apresento para os que não conhecem o LiveMocha (http://livemocha.com), uma rede social gratuita voltada para membros que desejam aprender uma nova língua a distância. Sim, você leu corretamente: aprender uma nova língua a distância gratuitamente! E o melhor de tudo, você pode ser auxiliado por membros nativos do país da língua que você está estudando, que podem te ajudar e até corrigir suas atividades atribuindo notas ao seu desempenho.
    O vídeo abaixo mostra uma breve apresentação de como se cadastrar, criar um perfil nessa rede social e os primeiros passos.

    
    Depois de mostrar essa rede social eu nem preciso dizer mais nada, certo? Todo o potencial de uma rede social para o ensino a distância é mostrado. E porque limitar esse potencial apenas ao ensino de línguas? Poderíamos ter redes sociais destinadas ao ensino de cada disciplina, com tarefas online, pessoas auxiliando na correção dos trabalhos dos alunos, diversas formas de interagir e aprender mais sobre determinados assuntos. Melhor ainda, poderíamos ter uma única rede social, na qual com uma única conta o aluno poderia participar de várias disciplinas. As possibilidades são gigantescas...
    Particularmente, eu considero as redes sociais como uma das mais importantes (talvez a mais importante) das ferramentas tecnológicas que podem ser exploradas para auxiliar no ensino a distância. Basta iniciativa de professores e tutores para adentrar nessas redes e utilizar seu potencial adormecido para aumentar a produtividade de seus alunos.

[1] Wikipédia, http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social

Nenhum comentário:

Postar um comentário